Caraguatatuba - Capital do litoral norte.
Ilha do Tamanduá

Localizada na divisa entre as cidades de Caraguatatuba e Ubatuba, a Ilha do Tamanduá, maior Ilha de Caraguatatuba, é ainda um local pouco conhecido. Uma ilha de praias tranquilas, areia fina, branca e água cristalina. Saindo das Praias da Mococa ou da Tabatinga, é possível acessar a Ilha do Tamanduá por travessia marítima, de lancha, bote ou escuna.

A Ilha do Tamanduá possui área de 1.133 m², e apresenta-se totalmente coberta por vegetação natural. Cinco praias compõem este atrativo: Praia do Fogaça, Praia da Fazenda, Praia do Meio, Praia da Laje e Praia do Sururueiro. A Ilha tem uma trilha de cerca de 20 minutos de caminhada, através da costeira, que liga a Praia do Meio à Praia da Laje e põe o visitante em contato com a natureza intocada do lugar. A grande variedade de fauna e flora marinhas, os diversos parceis e rochas submersas e as águas claras e tranquilas, tornam a Ilha do Tamanduá um destino muito procurado por mergulhadores e pescadores. Por ser um local de natureza mais rústica, apresenta pouca infraestrutura. 

Portanto, o visitante tem que se precaver levando água, lanches e repelente para insetos. É importante também levar sacos plásticos para carregar de volta todo o lixo produzido durante o passeio.


Caraguatatuba - Capital do litoral norte.
Secretaria de Turismo 
Av. Dr. Arthur Costa Filho, 25 - Centro 
CEP: 11660-900 
Telefone: (12) 3897-7910