Caraguatatuba - Capital do litoral norte.
Rio Juqueriquerê

O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê foi criado pelo Decreto Municipal nº 47, de 28 de março de 2012. O Parque possui uma área de 35 mil m² e está localizado às margens do Rio Juqueriquerê, na região da Praia das Palmeiras (Jardim Nomar).

O Juqueriquerê tem 13 km de extensão e é o único rio navegável do Litoral Norte, sendo uma das mais belas atrações para quem gosta de navegação fluvial.

O parque apresenta cadastro no SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza) como uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, que tem o objetivo de preservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

No levantamento biológico (dados secundários) realizado na elaboração do parque verificou-se a possibilidade de haver no local uma grande quantidade de espécies de mamíferos, aves, anfíbios, répteis e de espécies vegetais.

O parque apresentará como atrativo um Centro de Educação Ambiental, composto de trilhas, auditório, biblioteca, área de vivência, orquidário, centro de estudo e observatório. No entanto, o projeto encontra-se em fase de captação de recurso, não sendo possível informar a data de inauguração.

A administração desta unidade de conservação está sob a responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, que responde pela efetiva proteção, implantação e controle do Parque.

Imagens Relacionadas
Caraguatatuba - Capital do litoral norte.
Secretaria de Turismo
Av. Dr. Arthur Costa Filho, 25 - Centro
CEP: 11660-900
Telefone: (12) 3897-7910