Caraguatatuba - Capital do litoral norte.
Estátua de Santo Antônio

ESTÁTUA DE SANTO ANTÔNIO

Grau de Proteção: Não Tombado

Data Construção: anos 50/sec.XX e 2008 

Uso atual: Atração Turístico-Religiosa 

Técnica Construtiva:Diversas 

Ambiência: Estátua de Santo Antônio no antigo mirante de Santo Antônio, no Morro de Santo Antônio, no município da Estância Balneária de Caraguatatuba (antiga Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba). 

Dados Arquitetônicos: Dados arquitetônicos da 1ª estátua: Sem registro. Possivelmente cimento e tijolos. Medida: aprox. 14m de altura sem a base. 

Dados arquitetônicos da 2ª estátua: cimento, argamassa. 

Dados Históricos: Santo Antônio é o santo padroeiro do município de Caraguatatuba. A primeira capela foi erguida em sua homenagem. Todo povoado para se tornar uma vila deveria ter uma cadeia, uma “câmara”, um “pelourinho”, e também uma capela construída em intenção do padroeiro escolhido para a proteção do povoado, segundo tradição portuguesa. O padroeiro protetor era sempre homenageado com uma festa no dia do padroeiro e cada povoado, vila, depois município homenageava o padroeiro denominando ruas, avenidas, pontos relevantes e turísticos, etc. A Igreja realizava procissões em intenção aos santos padroeiros. Em Caraguatatuba, existem relatos que procissões foram realizadas por décadas onde a imagem de Santo Antônio era carregada por fiéis da Igreja Matriz de Santo Antônio até o Morro de Santo Antônio, onde foi erguida uma estátua do santo, como mostra as cinco primeiras fotos da década de 60, do século XX, de autor/fotógrafo desconhecido. Lá no alto do morro foi erguida uma estátua do santo no final dos anos 50 do século XX. Essa estátua acabou muito danificada e foi retirada com a promessa de ser substituída por uma nova imagem projetada por artistas plásticos, após a realização de um concurso promovido pela Prefeitura, por meio de seu Departamento de Cultura. O resultado desse concurso que deu a vitória a artista plástica Mieko Ukeseki não foi respeitado. Em 2008, outra estátua do santo foi construída pelo artista plástico Irineu Migliorini.


Caraguatatuba - Capital do litoral norte.
Secretaria de Turismo
Av. Dr. Arthur Costa Filho, 25 - Centro
CEP: 11660-900
Telefone: (12) 3897-7910