Caraguatatuba - Capital do litoral norte.
Monum. Eng João Fonseca

MONUMENTO ENGENHEIRO JOÃO FONSECA

Grau de Proteção: Não Tombado

Data Construção: 1957 

Uso atual: Homenagem 

Técnica Construtiva: Bronze 

Ambiência: Área comercial/residencial, acesso à Rodovia dos Tamoios, Rodovia Rio-Santos e Centro de Caraguatatuba. Alta circulação de pessoas e veículos 

Dados Arquitetônicos: O monumento foi confiado ao Profº Luiz Morrone, que assim concebeu o Monumento: A figura do engenheiro em traje de campanha, tendo em uma de suas mãos um rolo que representa a planta da estrada Paraibuna/Caraguá. Na parte posterior do monumento, um medalhão com a efígie do cidadão Miguel Ângelo Varlez, maior colaborador de Engenheiro João Fonseca. (a efígie se encontra no Macc – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba. 

Dados Históricos: João Fonseca - engenheiro responsável pela construção do trecho que liga Paraibuna a Caraguatatuba na década de 30 do século XX, pós Revolução de 32. “Em 1934, possuía uma companhia de 120 homens trabalhando na construção. Neste mesmo ano, Capitão Armond deixou os trabalhos da estrada para servir a diretoria do D. E. R. e da Secretaria de Aviação. Por coincidência, era Engenheiro do D. E. R. João Fonseca de Camargo e Silva, e quem assumiu a chefia dos trabalhos que iniciara anos atrás, por iniciativa própria.” A idéia da confecção de um monumento ao Eng. João Fonseca, pertenceu a Domingos Delamônica Barbosa, que em 1946, quando Prefeito de São Sebastião, escolheu e adquiriu mediante subscrição pública, o terreno adequado, o triângulo existente no cruzamento das estradas de Caraguá e são Sebastião. Em 1949, com o falecimento do Eng. João Fonseca, em 06 de janeiro deste mesmo ano, foi formada uma comissão para a homenagem que não só traduzisse o reconhecimento de Caraguatatuba, mas também de toda a região do Litoral.


Caraguatatuba - Capital do litoral norte.
Secretaria de Turismo 
Av. Dr. Arthur Costa Filho, 25 - Centro 
CEP: 11660-900 
Telefone: (12) 3897-7910