Caraguatatuba - Capital do litoral norte.
Pescador Artesanal

MONUMENTO AO PESCADOR ARTESANAL

Grau de Proteção: Não Tombado 

Data Construção: 2005 

Uso atual: Atração Turística 

Técnica Construtiva: Aço carbono galvanizado a fogo com base de concreto 

Ambiência: Construída na Praça Benedito Joaquim do Nascimento, área residencial com extensa circulação de pessoas e veículos. 

Dados Arquitetônicos: Executada em parceria com a Serralheria Seguraço no prazo de 35 dias. Todo o processo de construção foi acompanhado por seu idealizador. Instalada na véspera de sua inauguração, foi construída e transportada em partes. Sua montagem e finalização foram realizadas no local onde se encontra atualmente. 

Dados Históricos: O monumento ao pescador caiçara foi idealizado pelo artista plástico Fernando Martins Braun a pedido da presidência da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e representa um pescador puxando a rede em uma canoa a pano. Foi instalado em um importante reduto tradicional caiçara, o bairro Ipiranga, onde se concentram algumas famílias de pescadores que compõem a comunidade da Praia do Camaroeiro. Sua inauguração se deu no aniversário de 148 anos de Caraguatatuba (20/04/2005) e a ideia original é de homenagear o pescador remontando traços da cultura caiçara.


Caraguatatuba - Capital do litoral norte.
Secretaria de Turismo
Av. Dr. Arthur Costa Filho, 25 - Centro
CEP: 11660-900
Telefone: (12) 3897-7910