Caraguatatuba - Capital do litoral norte.
Torneira

Grau de Proteção: Protegido por Lei Municipal 

Data Construção: 1919 

Uso atual: Atração Turística 

Técnica Construtiva: Alvenaria de tijolo

Ambiência: O Chafariz encontra-se localizado numa das laterais da Praça Dr. Candido Motta, onde existem Comércios, residências e a Igreja Matriz de Santo Antonio. 

Dados Arquitetônicos: O Chafariz foi construído de alvenaria e mede três metros de altura, possui em duas laterais duas torneiras dourada, 18x23. Não sofreu nenhuma alteração, desde a sua construção, 1919. O chafariz vem sendo conservado pela administração municipal e pela população por ser um dos principais pontos turísticos da cidade. No mês de Abril de 2002, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, entrou com pedido ao CONDHEFAAT para o tombamento do antigo Chafariz. 

Dados Históricos: O histórico Chafariz da Praça Dr. Cândido Motta, construído em 1919, foi o primeiro ponto a oferecer água encanada ao povo de Caraguatatuba. Na inauguração do primeiro serviço de água encanada, estavam presentes o Dr. Altino Arantes, então Presidente do Estado de São Paulo e o Secretário de agricultura, Dr. Cândido Motta. Preservada através de Lei de 13/12/2006.


Imagens Relacionadas
Caraguatatuba - Capital do litoral norte.
Secretaria de Turismo
Av. Dr. Arthur Costa Filho, 25 - Centro
CEP: 11660-900
Telefone: (12) 3897-7910