Caraguatatuba - Capital do litoral norte.
Obelisco - Relógio do Sol

Grau de Proteção: Protegido por Lei Municipal

Data Construção: 1957 

Uso atual: Atração Turística 

Técnica Construtiva: Alvenaria de tijolo 

Ambiência: O Relógio do Sol se encontra localizado numa das laterais da Praça Dr. Cândido Motta, onde existem comércios, residências e a Igraja Matriz de Santo Antônio. 

Dados Arquitetônicos: O Obelisco possui 3,50m de altura, incluindo seu pedestal, constituído de 4 degraus e de um bloco de embasamento. Incorporados ao Obelisco, no painel dianteiro, encontra-se o mostrador de um Relógio de Sol. Os painéis laterais, combinados com a projeção da quilha de um barco, dá a impressão de uma meia nau a vela, e expressa a vida marítima de Caraguatatuba e as faces laterais do monumento sugerem, expressivamente, uma veia latina. Na elevação da parte traseira, em painel de azulejos, figura o Marco Zero da cidade, indicador dos seus principais pontos de atração turística. O Relógio do Sol não sofreu nenhuma intervenção desde sua construção. 

Dados Históricos: A festa do Centenário em comemoração aos cem anos de emancipação política e administrativa do Município de Caraguatatuba, 1857-1957, foi o evento da década. Altamir Tibiriçá Pimenta, eleito pela segunda vez em 1956, ficou conhecido como “Prefeito do Centenário”. Em sua administração, 1956-1959, foram inaugurados monumentos em homenagem ao Centenário. Um dos marcos históricos deixados por ele foi um obelisco, onde estão incorporados o Relógio do Sol, primeiro a ser feito no Brasil-república e uma quilha de um barco, inaugurado em 13 de Julho de 1957 e projetado pelo Eng. Acácio Villalva. No mês de Abril de 2002, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, entrou com pedido ao CONDHEFAAT para o tombamento do antigo Chafariz. Preservada através da Lei Municipal de 13/12/06.


Caraguatatuba - Capital do litoral norte.
Secretaria de Turismo
Av. Dr. Arthur Costa Filho, 25 - Centro
CEP: 11660-900
Telefone: (12) 3897-7910