Caraguatatuba - Capital do litoral norte.
Prefeitura de Caraguatatuba apresenta proposta de projetos turísticos para o Comtur

A reunião ordinária do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), realizada na quarta-feira (02/10), contou com a participação de secretários e diretores da Prefeitura de Caraguatatuba que apresentaram propostas da administração para investimentos no setor.

O secretário de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, Pedro Ivo de Sousa Tau, falou sobre os Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMIs) já publicados para que empresários possam investir na cidade. Entre eles estão os serviços de operação, manutenção e exploração comercial de equipamentos e serviços do Complexo Turístico do Mirante do Camaroeiro e do Morro Santo Antônio, a implantação dos serviços de sistemas de compartilhamento de patinetes elétricos e bikes e a implantação do Aquário Municipal.

Segundo ele, após a manifestação de interesse é aberto para a apresentação dos projetos, “momento considerado fundamental para a participação do Comtur que pode dar ideias”, explicou o secretário.

Ele ainda falou sobre o decreto que libera o taxi boat nas praias de Caraguatatuba, bem como permite levar os turistas para municípios do Litoral Norte. Surgiram dúvidas a respeito da participação de empresas de outras cidades. Está definido que há a possibilidade de participar, mas precisam estar cadastradas em Caraguatatuba.

Pedro Ivo também apresentou a proposta de se criar recifes artificiais na praia da Massaguaçu com o objetivo de fomentar o turismo nesta região. “A implantação de recife artificial gerará ondas de qualidade e nível profissional e vai atrair mais turistas para essa praia e já temos até empresas interessadas na exploração”.

Agora, é necessário fazer um estudo longo com batimetria, profundidade, micoorganismo e qual seria o tipo de estrutura a ser colocada no local. “Importante destacar que essa seria a primeira praia com recife artificial do país”. O projeto já recebeu sinalização positiva da Superintendência Regional do Patrimônio da União (SPU).

“Além de combater a erosão na orla do bairro e proteger o ecossistema marinho, a estrutura submersa também vai impulsionar a economia e o turismo da região. Com a construção dos recifes artificiais, Caraguatatuba estará inserida no cenário do surfe mundial, como as cidades de São Sebastião, em função da praia de Maresias, e Ubatuba, a ‘Capital do Surf’, que recebem grandes eventos da modalidade e revelaram atletas de renome internacional como Gabriel Medina, Felipe Toledo e Wiggolly Dantas”.

A diretora da Secretaria de Obras Públicas, Josiane Ferreira de Souza, falou sobre o andamento do processo de revitalização da Praça Diógenes Ribeiro de Lima (Praça do Artesão), no Centro, e da Praça do Artesanato, na Martim de Sá, que terá aberta a concorrência pública nos próximos dias e do projeto em elaboração para a construção do Portal de entrada da cidade. “Aguardamos a autorização da Concessionária Tamoios para uma das três áreas apontadas como ideais para a implantação”.

Caraguatatuba - Capital do litoral norte.
Secretaria de Turismo
Av. Dr. Arthur Costa Filho, 25 - Centro
CEP: 11660-900
Telefone: (12) 3897-7910