Caraguatatuba - Capital do litoral norte.
Canadenses se encantam com Mirante do Camaroeiro e culinária caiçara de Caraguatatuba

Um grupo de operadores de turismo canadenses e da Air Canada esteve no final de semana em Caraguatatuba onde teve a oportunidade de conhecer alguns pontos turísticos e o melhor da gastronomia local.

#PraCegoVer: Grupo está sentado à mesa no Restaurante Guaruçá. (Foto: Divulgação/PMC)

A comitiva das operadoras Voyages Gendron, Tours Chanteclerc, Terratours, Canandes International Tours e Skylink Voyages foi recebida na sede da Secretaria de Turismo (Setur) pelo secretário da pasta, Rodrigo Tavano, a turismóloga Maria Fernanda, o funcionário Marcelo Suckow e a presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Sandra Abril.

Na secretaria, tiveram a oportunidade de ouvir uma pequena apresentação da Orquestra de Viola Estrela de Ouro, experimentar o suco de cambuci e tomar água de coco diretamente do fruto, o que para a maioria foi uma novidade deliciosa, como fizeram questão de comentar.

O grupo ainda visitou a Exposição Herança, do Grupo Ubuntu, na Setur, assistiu dois vídeos institucionais mostrando um pouco de Caraguatatuba e, de acordo com Tavano, ficou encantado com o que viram. Os visitantes também receberam uma sacola promocional com toda uma folheteria de material turístico de Caraguatatuba.

Ainda na cidade, eles conheceram o melhor da culinária caiçara em almoço oferecido pelo Restaurante Guaruçá e pela Distribuidora de Bebidas Imaruí. “Eles elogiaram muito o almoço. Sinal que ficaram contentes com a apresentação”, disse o secretário Rodrigo Tavano.

Na sequência, o grupo passeou pela orla de Caraguá até chegar ao Mirante da Orla. Os canadenses ficaram deslumbrados com o que conheceram e a possibilidade de visualizar pelo menos três cidades que compõem o Circuito Turístico Litoral Norte – Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Também fazem parte da entidade Bertioga e Ubatuba.

Uma das visitantes chegou a comprar um brinco de um hippie, mas se surpreendeu a ver que ele falava inglês.

#PraCegoVer: Algumas pessoas estão em pé na Secretaria de Turismo. (Foto: Divulgação/PMC)

Investimento

Os operadores vieram à região a convite da Secretaria de Turismo do Estado. O famtour foi organizado pelo Circuito após a Air Canada anunciar que deve lançar três, em 2020, novas frequências semanais entre Montreal e São Paulo, o que vai gerar a conectividade aérea necessária para o seu mercado emissor interessado em experiências em destinos tropicais. Em número de passageiros, a expectativa é que mais de 3,5 mil novos visitantes desembarquem na capital paulista, via Aeroporto de Guarulhos.

Conforme Tavano, a empresa aérea deve trabalhar com o ‘stopover’ proposto pelo governo do Estado onde o visitanteempresário fica pelo menos cinco dias no Estado e pode embarcar para qualquer outras parte do País ou do Mundo sem pagar nenhum adicional por isso. “A ideia é que nesse meio tempo, eles conheçam outras cidades, por isso o interesse do Circuito Litoral Norte fazer esse famtour, para que, nesse meio tempo, conheçam a região e voltem com seus familiares ficando mais dias”, explica o secretário.

Ainda de acordo com ele, o prefeito Aguilar Junior está empenhado no desenvolvimento do turismo em Caraguatatuba, considerando esse segmento como um dos mais importantes para a geração de renda e emprego. “O trabalho proposto por ele é fomentar o turismo. A semente plantada hoje é para colher frutos a médio e longo prazo”, disse Tavano.

Ele ainda agradeceu á Orquestra de Violas, ao restaurante Guaruçá e à Imaruí pelo apoio aos canadenses.

Caraguatatuba - Capital do litoral norte.
Secretaria de Turismo
Av. Dr. Arthur Costa Filho, 25 - Centro
CEP: 11660-900
Telefone: (12) 3897-7910