Caraguatatuba - Capital do litoral norte.
Novos membros tomam posse e Comtur elege presidência para biênio 2020/2022

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Caraguatatuba empossou, na quarta-feira (9), seus novos membros e escolhei a diretoria que vai atuar no biênio 2020/2022.

A secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, e a diretora do Caraguá Praia Shopping, Edna Sues, foram eleitas pela maioria dos votos (14 a 5) para a presidência e vice-presidência, respectivamente. Elas assumem no lugar de Sandra Abril e Josinaldo Gomes da Silva.

#PraCegoVer: Dezenas de pessoas estão sentadas em cadeiras verde e à frente a Secretaria de Turismo Maria Fernanda e sua assessora Gláucia Fernandes (Foto: Divulgação/PMC)

Também concorreram no processo eleitoral Wilson Oliveira, representando a Associação de Hotéis e Pousadas (AHP) para presidente e Alan Leonard da Fonseca, pela Associação Comercial e Empresarial (ACE) para vice.

Recentemente o estatuto do Comtur foi modificado para que novos segmentos pudessem ter cadeira nesse órgão que considerado o principal para a discussão de políticas públicas e privadas voltadas para o desenvolvimento do turismo no município.

Pela sociedade privada foram inclusos os setores de Receptivo Turístico, Unidade de Conservação Ambiental (Parque Estadual da Serra do Mar – PESM) e Turismo de Base Comunitária – com a Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha. Pelo poder público receberam cadeiras as secretaria de Urbanismo e de Comunicação.

Também tem cadeira no Comtur pela iniciativa privada a Associação de Quiosques, Associação de Surf, Associação de Taxistas e Transportes de Passageiros, Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci) e segmentos de Shoppings (Serramar e Caraguá Praia com duas vagas). ACE e AHP também têm duas cadeiras cada.

Pelo poder público também fazem parte os representantes das secretarias de Turismo, Educação, Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Meio Ambiente Agricultura e Pesca e Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Aos presentes na cerimônia de posse, a secretária Maria Fernanda destacou que, juntamente com a construção civil, o turismo é hoje ferramenta fundamental para a retomada forte da economia do município diante da crise provocada pelo novo coronavírus (Covid-19).

“Conseguimos colocar outros segmentos mostrando que Caraguatatuba não é apenas sol e praia e eventos. É um conjunto de fatores e precisamos desse olhar abrangente de todos os setores”.

Como nova presidente do Comtur, Maria Fernanda destacou que vai encaminhar ofício ao Estado para que seja implantada no município uma Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista, além de fazer com que o órgão consiga colocar em prática o que já vem sendo discutido.

“Já conseguimos atender cerca de 95% do que foi proposto do PDT (Plano Diretor do Turismo que passa por revisão), além de atualizar a legislação e o regimento interno”, finalizou.

Caraguatatuba - Capital do litoral norte.
Secretaria de Turismo 
Av. Dr. Arthur Costa Filho, 25 - Centro 
CEP: 11660-900 
Telefone: (12) 3897-7910