Caraguatatuba - Capital do litoral norte.
Manto de Santo Antonio tem bordado coletivo em exposição de Carlo Cury

Uma exposição com a participação dos visitantes. Esta é a proposta do artista plástico Carlo Cury que inaugura sua mostra ‘Testemunho de Religiosidade, Anjos, Santos e Cruzes’ no dia 13 de maio, às 17h, no saguão da Secretaria Municipal de Turismo.

#PraCegoVer: Santo em cerâmica em exposição. O Santo possui um manto brilhante na cor azul com detalhes dourados (Foto: Claudio Gomes/PMC)

A exposição é composta por 16 imagens de santos e cruzes que foram vestidas por bordadeiras, artistas plásticos de várias cidades e estados a convite de Cury. Mas o ápice será a participação dos visitantes no enfeito do manto do Santo Antonio, Padroeiro de Caraguatatuba, feito pelo artista especialmente para essa exposição.

“A ideia do tema surgiu quando estive em Cusco (Peru) e conheci a Festa das Cruzes. Percebi que santos e cruzes eram todos vestidos por mantos lindamente confeccionados pela própria comunidade”.

Esses mantos eram uma referência a Pachamama – Mãe Terra, divindade máxima dos Andes, Bolivianos e Peruanos, relacionada também à terra, fertilidade, mãe e principalmente Aquela que representa uma grandiosa divindade feminina.

“É algo sagrado e eles trazem as imagens vestidas em formato de montanha e isso me encantou, tamanha a beleza e religiosidade. Por isso, quando cheguei aqui, comentei com amigos e eles aceitaram participar do projeto, cada um confeccionado os mantos que vestem as imagens”.

Uma das vestimentas foi feita pela ceramista Cláudia Canova, de Caraguá, que bordou para a cruz em madeira ofertada pela família Lodi. “Foi com grande alegria que aceitei bordar e vestir a cruz. Nos riscos de bordados de minha avó me inspirei, isso me levou a um passado onde tudo era feito com amor e devoção”.

#PraCegoVer: Santo em cerâmica em exposição. O Santo possui um manto brilhante na cor azul com detalhes prateados (Foto: Claudio Gomes/PMC)

O professor Newton Magno Amorim Santos, de Santarém (PA) disse ter se sentido honrado em confeccionar o manto para Nossa Senhora do Carmo. “Me fazia lembrar do meu pai sentado pedalando na máquina de costura e de minha mãe fazendo os acabamentos das peças”.

Para o Santo Antonio, o manto será deixado em um cavalete e haverá linhas, fitas, pedrarias onde as pessoas poderão colocar suas intenções e formar uma peça única.

 

Serviço

Exposição Testemunho da Religiosidade, Anjos, Santos e Cruzes – de Carlo Cury

Abertura: 13 de maio

Horário: 17h

Período: 13 de maio a 13 de junho

Local: Saguão Secretaria Municipal de Turismo

Caraguatatuba - Capital do litoral norte.
Secretaria de Turismo
Av. Dr. Arthur Costa Filho, 25 - Centro
CEP: 11660-900
Telefone: (12) 3897-7910